Água 'suja' chama a atenção no Lago de Olarias em PG
Secretaria de Meio Ambiente garante que realiza a limpeza constante no local
Publicado: 25/02/2025, 10:01

Quem tem o hábito de passar pelo Lago de Olarias em Ponta Grossa tem percebido que a água está 'suja'. Imagens feitas pelo AeroRede mostram uma água barrenta e sujeira na água. Veja o vídeo:
A situação também chama a atenção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está atenta e explica que a manutenção da água é realizada diariamente por dois servidores que percorrem o entorno do lago, de bote, fazendo o recolhimento dos resíduos encontrados.
Apesar deste trabalho, a secretaria esclarece que o lago fica sujo, pois serve como um importante reservatório para a cidade. Ele foi projetado para prevenir enchentes e melhorar o sistema de drenagem urbana. Assim, com as chuvas intensas, é comum acumular galhos, garrafas pet e outros resíduos descartados irregularmente nos afluentes do Arroio Olarias.
Outra observação é em relação ao nível de água que parece estar mais baixo, o que se deve as características do mesmo. “O Arroio Olarias, curso d’água principal da bacia, com cerca de 9.600 metros de comprimento, possui um perfil longitudinal caracterizado por dois segmentos nitidamente distintos. O trecho inicial (cabeceiras de drenagem) desenvolve-se em encostas de alta declividade: 6,6% (66,25 m/Km), com desnível de cerca de 106 metros (cotas 935m e 829m) num trecho de aproximadamente 1.600m (1/6 do curso total). O trecho final desenvolve-se em baixadas sub-horizontalizadas, com declividade de 0,57% (5,69 m/Km), e desnível de 45,5m (cotas 829m e 783,5m) num trecho de 8.000m (5/6 do curso total). A passagem de um segmento para o outro é relativamente abrupta, o que favorece o seu assoreamento por materiais particulados e lixo de toda natureza”, explica a secretaria.
Árvores – Além da limpeza que é realizada no lago, a prefeitura, através da secretaria, explica que recentemente 60 árvores nativas foram plantadas na região, ampliando a arborização do local. E em breve novidades deverão ser anunciadas para o lago.
Obras – O Lago 2, que já deveria ter sido concluído, se encontra em fase de elaboração de projeto base para processo licitatório, conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento.